sexta-feira, 21 de março de 2008

Top 10: reações em laboratório


1. Reação oscilante de Briggs-Rauscher


A reação de Briggs-Rauscher é um dos experimentos mais singelos e mais impressionantes que se podem realizar em um laboratório. Denomina-se reação oscilante aquela em que os produtos mudam e voltam para o estado inicial de maneira cíclica. Neste experimento se mesclam três soluções incolores em um béquer e estas atravessam vários ciclos desde incolor a âmbar e de âmbar a azul-escuro. Mais aqui.

2. Sódio e cloro


Para ver a reação que se produz entre estes dois elementos, basta acrescentar uma gota de água. Como verão ao final do vídeo, este é um daqueles experimentos que não convém fazer em casa.

3. Reação de Landolt


A reação clássica que se produz ao mesclar iodo com amido resulta especialmente chamativa. Neste experimento se preparam duas dissoluções e se mesclam quantidades iguais de ambas. Passados uns segundos, a mescla troca instantaneamente de cor. Mais info: 1 e 2

4. Levitação magnética


O efeito Meissner consiste no desaparecimento total do campo magnético no interior de um material supercondutor abaixo de sua temperatura crítica. Desta forma, se acrescentarmos nitrogênio líquido a um material supercondutor, a expulsão do campo magnético possibilita a levitação que se observa no vídeo.

5. Indicadores e gelo seco


O seguinte experimento consiste em acrescentar gelo seco a vários indicadores. No momento do contato, todos as soluções produzem as borbulhas e o vapor característicos, e pouco depois trocam de cor. O experimento é uma forma de demonstrar as mudanças do pH e as neutralizações o efeito do dióxido de carbono. Mais info

6. Superesfriamento



Quando um líquido se encontra em estado metaestável, variações muito pequenas nas condições podem fazer com que, de repente, o líquido troque de estado. Como acontece no vídeo, a água que se encontra na garrafa está a uma temperatura muito baixa mas só se converte o gelo ao ser perturbada e sofrer uma alteração em sua metaestabilidade. Mais info

7. Superaquecimento


Outro exemplo clássico de metaestabilidade é o que acontece quando esquentamos um café no microondas. Muitos terão ouvido a história de alguém que jogou açúcar ao café recém saído do forno e queimou o rosto. Embora a história seja exagerada, o certo é que em estado metaqestável um líquido pode não entrar em ebulição até que encontre os grânulos que lhe permitam ferver. Mais info em CPI

8. Gases pesados


A existência de gases mais pesados que outros torna possível a realização de experimentos tão singelos e maravilhosos como este. Como o gás do interior do recipiente é mais pesado que o ar, o barquinho de papel de alumínio flutua sobre ele.

9. Viscosidade





O Efeito Kaye é uma estranha propriedade dos líquidos complexos como os sabões de mão, xampus e pintura líquida. As condições de viscosidade destes líquidos provocam, ao vertê-los, que o jorro de queda se divida em várias partes e comece um estranho baile. Outros efeitos viscoelásticos são o de Barus e o de Wissenberg. O primeiro provoca que o jorro de saída do líquido seja mais largo que a própria saída do recipiente. O segundo faz que o líquido suba por uma varinha se o girarmos dentro da preparação. Podem ver os três efeitos no seguinte vídeo.

10. Polímero superabsorvente


Este produto, comercializado no EUA como "neve instantânea", é em realidade um polímero superabsorvente criado por cientistas de Califórnia, que se expande até alcançar 100 vezes seu tamanho e gerando uma substância não tóxica parecida com a neve.

[Conteúdo traduzido do blog Fogonazos]


quinta-feira, 13 de março de 2008

A Nuvem

De olhos fechado te vejo melhor
meu eufemismo, meu prazer
a noite sei onde te procurar
de olhos fechados você me acompanha
perfeita
no céu negro você junta os pontos
me sinto pequeno como um inseto em suas mãos
você me dá um impulso e eu posso voar
em meio a relva você brinca com o pirilampos a namorar
sou como um menino, que molda mansinha de modelar
você transforma tudo em verdade é como a som da inspiração
posso ser feliz quando você esta feliz posso ir além da amanhã
o mal da noite não me perturba
viajo enquanto descanso em meu sono
você é nuvem que me leva pelos céus o barco onde posso navegar
você é tudo que nunca poderei tocar
uma mulher perfeita
um mundo perfeito
uma insanidade perfeita
tudo que não poderei tocar
meu delírio presente

Fuck Mon

quarta-feira, 12 de março de 2008

Lukas

uma umilde homenagem ao cartunista Lukas

quarta-feira, 5 de março de 2008

A vida...





"Ideologia"



O diretor de jornalismo da Rede Globo, Ali, Lá ou Acolá (estou testando hipóteses) Kamel é um sabichão. Hoje, ele publicou em O Globo um artigo luminoso, que lança luz sobre as raízes dos problemas brasileiros.
Não, a origem de nossos problemas não está nos bilhões que despendemos com o serviço da dívida. Nem nos bilhões (mais de 70) de dívidas que produtores rurais não pagam, de calote em calote. Nem nos vários incentivos fiscais que oferecemos às grandes empresas e aos mega-especuladores, para que passeiem suas fortunas por nossa disneylândia financeira, e saiam daqui com o lucro gordo e livre de impostos. A origem de nossos problemas também não está na venda a preço vil de uma Vale do Rio Doce, nem nas privatizações feitas “no limite da irresponsabilidade”.
Também não está no Proer, que salvou banqueiros pilantras e falidos, nem no bilhão distribuído, na época do Cacciola. Também não está nos incentivos que o governo dá a fundações de bancos, para que façam mecenato às custas do imposto abatido, sendo que algumas dessas fundações, como a Fundação Roberto Marinho, com sérias acusações pesando sobre elas.
Nada disso. O grande problema brasileiro, segundo Kamel, é que muitos dos beneficiados do Bolsa Família não estão gastando dinheiro com comida, mas com eletrodomésticos.
Isso mesmo, nada de arroz, feijão e carne... o que tem sido comprado é geladeira, microondas, máquina de lavar, fogão, liquidificador, forno elétrico, televisão e DVD.
Vou fazer uma revelação aqui, que deve deixar o diretor da Globo ainda mais espantado: eles devem ter comprado também panelas, pratos, garfos, facas, colheres, colheres de pau, escorredores de macarrão, chaleiras... Mas, pelo visto, Kamel preferiria que essas pessoas preparassem a comida numa panela velha, em cima da lenha, numa fenda no chão.

É o que demonstra o exemplo que ele cita em seu artigo, de uma catadora de lixo, Rosineide dos Santos, mãe de três filhos. Ela diz que já tem geladeira, fogão, liquidificador, cafeteira e forno elétrico, e que, assim que saldar a dívida, vai comprar uma televisão.
Para Kamel, isso é um absurdo. Um desvirtuamento do Bolsa Família. Mas o problema não é esse não. É que Kamel está desinformado. Ele começa o artigo afirmando que o objetivo do Bolsa Família é matar a fome de 54 milhões de brasileiros. Está errado. Isso é o Fome Zero, Kamel. O Bolsa Família está explicado aqui.
Os dois programas já existem há um bom tempo e até hoje o diretor de jornalismo da maior rede de televisão do país ainda não aprendeu a diferença entre eles...
Mas não é só aí que Kamel desinforma. Indo à página do MDS onde ele leu o relatório (confira, vale a pena) você vai ver por que Rosineide comprou sua geladeira e, de quebra, como Kamel distorce o relatório para fazê-lo caber na sua tese.
Por isso, vou dar um conselho a dona Rosineide, a catadora de lixo. Ao liquidar a dívida, não compre televisão não, dona Rosineide. Compre um computador. Seus filhos encontrarão diversão a valer na rede e serão muito mais bem informados. (Antonio Mello)




ESSE POST FOI DESCARADAMENTE COPIADO DA "CASA DO NOCA"

terça-feira, 4 de março de 2008

Livros

BeAs partileiras mais legais do mundo!,Bem pelomenos as 30 mais legais que eu achei no freshome .

Equation Bookshelf

A Equation Bookshelf designer by Marcos Breder

Bookshelves

A Folding Bookshelves umas das minhas favoritas

multi uso Quad Bookcase

Spell Shelf by Da-Eun Song

shelf that spells out shelf. T

Book Shelves console

A “Shelves with a Bench” compre a pratileira e ganhe todo um cantinho de leitura, não parece ser muito confortavel, mais é legal, "boneco não incluso"

bookcase

interesting bookcase, quem me dera ter uma parede assim

Storyline Bookshelf

Storyline Shelf é do designer Frederik Roijé essa não sei nãoa cho que vou mandar faser uma igual, é muito legal pra ser verdade, simples bonita pratica perfeita

FlexiTube Modular Shelving by Doris Kisskalt

Feito pela designer Doris Kisskalt the FlexiTube é meio espaçosa de mais, mais...

Opus  Shelving by Sean Yoo's

Opus Shelving by Sean Yoo’s é loka de mais muito legal mesmo

The Rolling Shelf

Rolling Shelf não servi só pra livros, é super legal também é da designer Catherine Greene.

Magnetique Shelf

Magnetique Shelf do designer Nils Holger Moormann é legal mais meio espaçosa

Sticklebook Invisible shelving system for books

Sticklebook livros subindo pela parede?

bookworm

BookWorm. ou fasendo curva

cave bookcase

The Cave em termos de pratileira que já vem com lugarzinho de leitura essa é muiiiiiito legal e parece ser confortavel também

prove shelves storage

Prove Shelves pscodelismo no lar

D-mension Shelf Modern Shelfing System

Icon Design Studio pobre é uma desgraça, olha a pratileira maravilhosa, mais gosta mesmo é dos bonequinhos que apoião os livros EU QUERO!

Brace Case

Brace Case Ward Huting realmente feis algo que dá pra faser em casa.

bookcase elipse

Ellipse Bookcase é zem, mais imagino isso pra uma casa enorme, aqui pra toca é inviavel

Skateboard Shelf

Skateboard shelf é algo que já tinha penssado, uma pratileira com shepe de skaite

ceiling bookshelf

Ceiling Bookshelf não só subindo pelas paredes, mais também no teto

Lovely Rita Bookshelf

Lovely Rita nossa que legal essa.

Glass Shelf

Tonelli do estudio italiano sai essa , meio ostentosa não fais meu estilo glass shelves.

Vintage Shelf

Vintage Shelf Munkii. é muito intereçante bonita, gostei.

modular library new

Lodge modular bookcase adoro essas cheias de formas .

dedalo bookcase

Dedalo Bookcase formas!

Creative Modern Shelving System

Multi-functional shelf as multi funsoes são o maximo.

Rainbow Bookshelf

A Rainbow Bookshelf é meio gay, mais é legal.

white shelves

Cosmo Shelves é bem legal, mais eu pintava de vermelho de verde de qualquer cor , bem forte só pra ser do contro XD.

Hanging Bookself

Hanging Bookself Hum acho que essa tb dá pra adptar aqui em casa.

U Bend Shelf

U Bend Shelf a cor é feia mais o modelo.



é isso digão de qual vcs gostarão, quem sabe não ganhão do papai noel.